quinta-feira, 12 de junho de 2008

Ditadura Militar no Brasil: A Censura X Conciência Política Social

CHICO BUARQUE


A música popular brasileira era uma importante forma de expressão, contra a repressão do governo daquela época. A Ditadura trazia ao povo brasileiro sentimentos de medo e tristeza. Os compositores que participavam de movimentos contra tais sentimentos, passavam suas mensagens pela censura disfarçadamente, em letras de músicas, muito bem elaboradas. Nessa época, houve a promulgação do AI-5, que obrigava a inspeção e aprovação de qualquer trabalho artístico, por agentes do governo.
Vários intelectuais como Fernando Henrique Cardoso, Fernando Gabeira, José Serra, José Dirceu, etc... e artistas como Geraldo Vandré, Chico Buarque, Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, entre outros, sofreram severas repressões, como tortura, prisão e exílio. Eles publicaram com importante relevância e coragem suas obras, mesmo que de forma disfarçada.
Nos governos do período ditatorial, podemos observar a intensidade, as transformações e consequências da censura. A música foi o instrumento de protesto mais importante, porque conseguia atingir toda população e, apesar de toda tensão de um regime autoritário e inflexível, sustentava um clima de esperança em relação ao futuro, alimentando os ideais populares. A rigidez desse regime autoritário, não foi suficiente para acabar com a Conciência Política do nosso povo.



Fernanda de Cássia Fernandes Marcelino

http://artistas.flogbrasil.terra.com.br/f86ca6d01957efb26471d8b43bfc0879.jpg





"Análise da música Apesar de Você"

Composta por Chico Buarque de Olanda em 1970, como expressão contra o governo Médici, contra a repressão mais conhecida da época.
A letra da música "Apesar de Você" começa com a demonstração da submissão de alguém, a quem o compositor se refere como VOCÊ (Médici).No trecho "A minha gente hoje anda falando de lado e olhando pro chão, viu" ele mostra toda tensão medo e tristeza das pessoas que viviam naquele clima de angústia imposto pela ditadura. Em "Você que inventou esse estado e inventou de inventar toda a escuridão" ele se refere àquele terrível período de trevas. Segue-se "Você que inventou o pecado esqueceu-se de inventar o perdão." O pecado era inventado pela censura que ditava o que era certo e o que era errado, para quem ia contra ela não havia o perdão, eram sempre condenados culpados.
A segunda estrofe fala num clima de esperança para o futuro, onde o governo Médici seja deposto, para deleite do povo: "Apesar de Você, senhor presidente,tudo vai melhorar... eu pergunto a você onde vai se esconder da enorme euforia"
Na terceira estrofe, podemos ver a cobrança e indignação pelos momentos perdidos: "este samba no escuro" faz mensão ao sentimento e a alegria do povo brasileiro oculta durante esse período. No final da terceira estrofe ele faz uma ameaça para o VOCÊ: "Você vai pagar e é dobrado cada lágrima rolada nesse meu penar."
A estrofe seguinte mostra a luta constante entre o compositor e o poder: "Inda pago pra ver o jardim florescer... e eu vou morrer de rir." A letra sugere uma mudança nos acontecimentos, no presente ("hoje você é quem manda") o povo é dominado e submetido, mas no futuro ("Amanhã há de ser outro dia"), se tudo for de acordo com as esperanças do povo, o poder é quem ficará por baixo. É um desabafo.
Chico demonstra nessa música que a luta vitoriosa do povo só trará felicidade.Usa expressões que indicam uma volta à luz empregando poesia como sinônimo de beleza: "A manhã renascer, E esbanjar poesia... vendo o céu clarear, de repente."
"Como vai abafar, Nosso coro a cantar, Na sua frente."(cantar em conjunto demonstra a alegria e a força da união de um povo).
Tudo se ilumina ao contrário das trevas demonstradas em: "toda Escuridão" e "samba no escuro". Ele fecha a última estrofe com a frase: "Você vai se dar mal", desabafo, em forma de ameaça.